22 de fev. de 2013

Attic - The Invocation (CD)



Van Records - Importado
Nota 10

Por Marcos Garcia

É incrível como estão surgindo boas bandas que referenciam sonoridades que pareciam perdidas no tempo ou abandonadas, e mesmo assim, conseguem soprar vida em fórmulas já usadas, e o ATTIC, um ótimo quinteto alemão, consegue esta façanha com seu Full Length de estréia, o empolgante 'The Invocation'.

Pegando influências do Metal tradicional dos anos 80, na escola do MERCYFUL FATE e KING DIAMOND, só que impondo mais agressividade e pegada, o grupo mostra que se King não tomar cuidado, vai acabar caindo no velho ditado de 'rei morto, rei posto', pois esses alemães, longe de serem clones do velho Rei, estão dispostos a tomarem seu lugar na cena nem que seja na marra!

A maior referência ao trabalho de King Diamond é justamente nos vocais, que usam de timbres agudos e graves como delineado por Kim Peterssen nos 80, mas o instrumental é, apesar de melodioso, mais agressivo e seco que o velho Rei Diamante está acostumado a fazer, logo, o ATTIC mostra seu valor com guitarras muito bem entrosadas e pesadas, seja nas ótimas bases ou nos solos inspirados; o baixo segue uma linha bem pesada e sem fazer muitos malabarismos, e a bateria é pesada, técnica e bem variada nos andamentos.

Todo o trabalho de produção ficou nas mãos de Mersus, que soube dar um toque de classe ao som da banda, mesmo debaixo de tanto peso e agressividade, mantendo o trabalho da banda bem 'in your face', com todos os instrumentos na frente, limpos e audíveis. Já a parte visual ficou belíssima, numa referência ao Metal Negro melódico de outrora, em um belo trabalho de Markus Vesper.

Este disco tem algo de tão especial que você ouve a primeira vez e fica viciado, de tão bom!

Apesar de ser um disco com nível bem elevado em termos de música, podemos destacar a ótima 'Funeral in the Woods', uma faixa rápida, grudenta e com boa técnica, com guitarras fortes e vocais agudos ótimos; a igualmente empolgante 'Funeral in the Woods', onde a bateria e o baixo se destacam bastante; a arrastada e forte 'Edlyn', onde o baixo aparece bastante, bem como belos violões; a ótima e com toques oitentistas 'The Invocation'; e a pesada 'Satan's Bride'.

Com um trabalho tão bom, merece muito uma versão nacional, e o ATTIC é a banda certa para aqueles que buscam um grupo com música pesada, agressiva e melodiosa na medida certa.

Vão lá e comecem suas invocações!

Funeral in the Woods


Tracklist:

01. The Hidden Grave
02. Funeral in the Woods
03. Join the Coven
04. Edlyn
05. Ghost of the Orphanage
06. In the Chapel
07. The Invocation
08. The Headless Horseman
09. Satan's Bride
10. Evil Inheritance


Formação:

Meister Cagliostro - Vocais
Rob - Guitarras
Katte - Guitarras
Chris - Baixo
Roman - Bateria



Contatos:

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):